quinta-feira, 7 de abril de 2011

Instalando o Debian pelo Pendrive

Essa é para quem precisa instalar o Debian e não tem um leitor de CD (assim como eu).
Já vi em vários sites esta dica de como instalar o Debian a partir do pendrive, mas todas as dicas usam a imagem netinst.

Não tenho nada contra a imagem netinst, só que além de não ter o leitor de CD a minha placa de rede está queimada, por isso não posso baixar os pacotes da internet, a não ser depois quando o sistema está instalado e com a placa wireless configurada.

Para instalar o Debian pelo pendrive usaremos o Unetbootin. O bom do Unetbootin é que poderemos fazer isso em qualquer Sistema Operacional, pois o mesmo tem versões para Linux, Windows e OSX.
Se já estivermos no Debian a partir do Squeeze poderemos usar o seguinte comando:

apt-get install unetbootin

Após instalado, entramos no Unetbootin e onde está marcado "Distribuição" selecionamos o Debian e onde está "Selecione a Versão" escolhemos se queremos Stable (Squeeze), Testing (Wheezy) ou Unstable (Sid). Escolhemos a versão + HdMedia (não se esqueça de escolher x64 se for instalar em uma máquina com processador de 64 bits).

Depois disso é só selecionar a unidade onde o pendrive está conectado e clicar em Ok para que o programa baixe os pacotes necessários pela internet e copie para o pendrive.

Após a cópia dos arquivos só temos que copiar a imagem ISO da versão que escolhemos (pode ser o CD1, CD do Xfce/LXDE ou CD do KDE), 32 ou 64 bits.

Depois que terminar de copiar a imagem ISO é só reiniciar o PC e instalar o Debian.

Nenhum comentário: